Como criar um espaço gourmet na sua casa

Por Mãe Rainha Urbanismo

Em 3/03/2022

Cada vez mais populares, os espaços gourmet tem sido frequentemente requisitados em projetos de reforma ou construção de casas e apartamentos, já que são ótimos ambientes para recepcionar amigos e familiares, possibilitando uma interação ainda maior entre as pessoas. Essas áreas são desenvolvidas pensando em aproximar os convidados de quem está responsável pela refeição do dia, além de proporcionar conforto e praticidade.

Os espaços gourmet são ambientes que contam com design diferenciado, equipamentos modernos e não somente prezam pela praticidade, mas também pela interação das pessoas envolvidas. Eles costumam estar próximos a espaços de estar e convivência. Dessa forma, proporcionam uma experiência especial e diferente quando comparados a uma cozinha convencional.

Unindo beleza e funcionalidade, esses ambientes normalmente são bem equipados e apresentam móveis adequados e confortáveis. Somando tudo isso ao preparo de cardápios especiais, é o local ideal para reunir pessoas queridas.

Espaço gourmet externo

Os espaços gourmet externos são uma ótima opção para quem mora em grandes
propriedades e apresentam algumas vantagens, como o conforto de um ambiente aberto e ventilado; além de trazerem a possibilidade de integração com áreas de lazer. Os espaços externos podem ter uma flexibilidade maior no seu uso e ambientação, podendo, inclusive, propiciar o uso de móveis mais espaçosos e dinâmicos.

Espaço gourmet interno

Para aqueles que não possuem jardins e espaços externos, construir um espaço gourmet dentro de casa é uma solução, já que pode ser otimizado para criar junto a ele um espaço de estar, que permita a interação das pessoas que usam esse tipo de ambiente.
Além disso, esse espaço e a cozinha tradicional podem ser próximos ou até mesmo unificados, facilitando o uso de ferramentas e utensílios.

Espaço gourmet rústico

Se você gosta de decorações rústicas, pode pensar em um ambiente com tijolos visíveis nas paredes e em mobílias de madeira, assim como em utensílios que sigam a mesma linha. Pense também na iluminação: lâmpadas mais fortes e escuras podem colaborar com o estilo desejado.
Utilizar um forno à lenha ao invés do tradicional é uma opção útil e coerente para seu espaço gourmet rústico. Cuidado com objetos e ferramentas modernos, que podem quebrar o clima desejado.

Espaço gourmet moderno

Tudo evolui, novas tendências e tecnologias estão sempre surgindo. Os espaços gourmet,
por exemplo, são uma evolução das cozinhas quando diz respeito a festas e almoços em família. Os churrascos de domingo se tornaram muito mais sofisticados e organizados com a construção de um espaço dedicado a esse tipo de evento, que, se bem equipado, serve também para o preparo de pratos melhor elaborados. Por isso, dar um caráter ainda mais moderno à decoração pode ser uma boa escolha.

Espaço gourmet pequeno

Se você mora em apartamento ou não possui muito espaço, não se preocupe! Com planejamento e atenção, é possível montar um ambiente prático e confortável, o mais importante nesses casos é estar atento a otimização do espaço. O segredo para otimizar esse tipo de espaço está na escolha e disposição dos equipamentos. Não existe falta de espaço em ambientes bem planejados. Quando temos pouco espaço, a marcenaria pode desempenhar um papel importante para resolver essa questão: um mobiliário feito sob medida pode aproveitar substancialmente o espaço.

Gostou das dicas? Acompanhe nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Compartilhar

Publicações relacionadas