Início   /   Notícias

  • 06 de Janeiro de 2017


    Dicas para montar uma horta em casa

    Nada mais gostoso do que comer uma comidinha caseira, feita com verduras, legumes e temperos colhidos na hora, não é? Pensando nesse pequeno prazer, vamos compartilhar algumas dicas para você montar a sua própria horta em casa!

    Geralmente, antes de escolher quais serão os itens a serem plantados, é preciso avaliar o tamanho do espaço que você tem disponível para tal. Se a área for pequena, o ideal é montar um espaço delimitado com tijolo ou cimento. A profundidade e largura mínima é de 30cm para que seja possível drenar o excesso de água. Para os grandes espaços, como um sítio ou um jardim, o ideal é que a horta tenha, no mínimo, 2m de comprimento e 1m de largura.



    » Mas o que eu posso plantar?

    Se a sua horta vai ser em um sítio ou jardim, em um grande espaço, as espécies mais recomendadas são abobrinha, alecrim, pimenta, repolho, salsão, tomate, vagem, ervilha-torta e até espinafre. Olha só quantas receitas deliciosas a gente pode fazer com esses ingredientes!

    Se o espaço for menor, como em uma varanda, é possível plantar ótimos temperos também, como o capim-limão, a cebolinha, o coentro, o estragão, além de hortelã, manjericão e orégano!

    Na hora de plantar, escolha um local que seja plano ou levemente inclinado, e que tenha uma boa exposição ao sol. Independente da espécie, a luz solar é fundamental para o crescimento da planta. Ao comprar as sementes, pergunte ao lojista sobre as características das plantas que você escolheu. Algumas podem ser plantadas em um mesmo vaso, respeitando certa distância. Outras precisam de um tipo de terra diferenciado.

    Depois de plantadas, o momento de regar passa a ser o mais importante. Algumas espécies precisam ser regadas constantemente, outras não. Por isso a escolha deve ser bem criteriosa. Tome cuidado para não deixar a terra muito encharcada. Opte por vasos que possuem alguns furinhos na parte de baixo para que o excesso da água seja eliminado.

    Esperamos que tenha gostado das dicas e que sua horta seja a base para receitas deliciosas!

    Postado em: Dicas