Escolhendo o tipo adequado de telha

Por Mãe Rainha Urbanismo

Em 3/03/2022

Sem dúvidas, construir uma casa implica pensar em vários detalhes, e um dos mais importantes é o telhado. Atualmente existem diversos tipos de telhas no mercado, e escolher o tipo adequado para a sua construção pode não ser tarefa fácil, e pensando nisso, vamos falar hoje de alguns tipos de telhas mais utilizados em construções e reformas, vamos lá?

As telhas de cerâmicas são as mais comuns, com algumas variações, e podem ser escolhidas de acordo com as necessidades do seu projeto como encaixe, rendimento e até inclinação do telhado. Apesar da facilidade para encontrar, é um modelo que requer manutenção constante, já que é possível que algumas trinquem ou quebrem com o passar do tempo.

Outro tipo de telha que você também deve considerar é a do tipo esmaltada, conhecida por sua beleza. Este modelo em especial recebe uma camada colorida, chamada de camada vítrea, o que garante maior resistência e durabilidade ao material. A telha ainda pode ter duas faces, o que é ideal para ambientes como churrasqueira e varandas que não levam forro por baixo. Dessa forma, o telhado pode ser da mesma cor do restante da casa, enquanto que por dentro a visão é de uma telha natural de cerâmica.

A telha de concreto, também chamada de telha de cimento, é o modelo mais recente no mercado, e tem ganhado destaque pelo seu conforto térmico e variedade de cores e formas. Essas telhas absorvem menos água que as de cerâmica. Entretanto, é necessário aplicar o uso de resina para garantir a total impermeabilização do telhado. Por se tratar de um material poroso, há a necessidade de uma limpeza anual.

Já a telha shingle, famosa por ser típica de casas norte-americanas, é conhecida por sua beleza e resistência, como também é constituída de massa de asfalto. Além da beleza, é um modelo adequado para várias formas de inclinação, dispensa dutos para escoamento de água e exige pouca manutenção. Ainda é um modelo bastante caro no mercado, embora valha a pena se levados em conta os seus benefícios.

E então? Já escolheu a sua favorita? Pesquise bastante antes de decidir e mãos à obra. Aproveite para conhecer nossos loteamentos, que são perfeitos para você construir a sua casa. Acompanhe tudo sobre a Mãe Rainha aqui pelo site ou entre em contato pelo telefone (85) 3264-8585.

Fonte: Site Casa e Construção

Compartilhar

Publicações relacionadas