Início   /   Notícias

  • 25 de Abril de 2018


    Conheça as atividades dos trabalhadores da Construção Civil

    Por trás de todo grande projeto no ramo da construção civil, há uma série de trabalhadores envolvidos. Muitas vezes, nos surpreendemos com a intensa movimentação de máquinas e operários ao passar em frente a um local onde está sendo realizada uma obra.
    São vários os trabalhadores, pois cada etapa do projeto depende da participação de um diferente profissional.

    Arquiteto
    É ele quem inicia o projeto, definindo como será realizado o trabalho, elaborando o projeto, desenvolvendo os primeiros estudos e gerando uma planta detalhada, onde é diagramada a disposição de cada área, quais os materiais que serão utilizados na construção, especificação de acabamentos e quais os métodos adequados para a construção.
    Sua participação vai desde os primeiros passos da construção até os detalhes da decoração.

    Engenheiro
    O engenheiro põe em prática o projeto elaborado pelo arquiteto. Atua liderando e supervisionando a equipe e dando as orientações necessárias aos profissionais da obra.
    Ele realiza os cálculos e projetos estruturais, e cuida da parte do planejamento e da execução de uma construção.

    Mestre de obras
    Ele quem organiza as tarefas na construção. O mestre de obras é responsável por acompanhar os profissionais na obra, sendo o intermediário entre o engenheiro e a equipe de operários. Ele também verifica materiais, monitora as compras e supervisiona a qualidade do serviço e prazos de entrega.

    Pedreiro
    O pedreiro é o profissional encarregado de dar forma ao projeto elaborado pelo arquiteto, executando as tarefas de alvenaria e seu acabamento. Ele desempenha suas funções orientado pelo engenheiro ou pelo mestre de obras.

    Servente ou auxiliar
    O servente de pedreiro é responsável por cuidar da parte mais pesada da obra, como a confecção das massas de cimento, organização e transporte de materiais, remoção e transporte de entulho.

    Armador
    Atua na armação, molde, dobra e corte das estruturas, além de cuidar de toda a área de ferragens, preparando a obra para a concretagem.

    Pintor
    Esse profissional aparece na etapa de acabamento da obra. Esse ramo pode ser dividido em diferentes especializações: pintura de exteriores, de interiores, predial, texturização, etc.

    Eletricista
    O eletricista realiza a instalação de toda a estrutura elétrica, bem como interruptores e tomadas. Sendo o responsável por instalar a passagem da fiação no interior das paredes da construção.

    Encanador
    O encanador é responsável por ajustar toda a rede hidráulica da construção.

    Esses são apenas alguns dos profissionais envolvidos na realização de uma obra, mas dentro dela também existem outros, e não menos importantes, como os ceramistas, os marmoristas, serralheiros, motoristas e operadores de máquinas e equipamentos.

    Gostou da materia? Então continue acompanhando nossas redes sociais (Instagram e Facebook) para mais informações.

    Saiba mais sobre a matéria em: 
    http://www.geotesc.com.br/site/conheca-a-funcao-de-cada-profissional-na-construcao-civil/

    Postado em: Institucional