Início   /   Notícias

  • 18 de Julho de 2017

    Casa Contêiner

    Casa Contêiner: Uma opção sustentável

    Já faz tempo que os contêineres serviam apenas para transporte. Com a conscientização da população, o conhecimento acerca da importância da sustentabilidade e o estilo industrial na arquitetura em alta, é cada vez mais comum ouvir falar de casas contêineres.

    Você tem um terreno – ou está procurando um para comprar – e decidiu construir uma casa. Verificou as possibilidades e, em suas pesquisas na internet, percebeu que uma casa contêiner é tudo que você precisa (barata, rápida, sustentável). Mas e aí, como proceder? Claro que ainda existe muita dúvida e curiosidade sobre o assunto. Então decidimos mostrar pra vocês como funciona uma casa contêiner na prática.

    Terreno

    As medidas do terreno precisam ser analisadas para você saber da possibilidade de colocação de um contêiner. O contêiner de 20 pés conta com 6m de comprimento e o de 40 pés com 12 m, sendo que ambos possuem cerca de 2,5m de largura.
    Se você usar um contêiner inteiro, precisa ter essa medida de algum modo (comprimento ou largura).

    Quanto custa um contêiner?

    O preço varia de acordo com o estado, acabamento e dimensões, podendo oscilar entre R$ 7 mil e R$ 20 mil.

    Modernos e sustentáveis
    Pelo fato de serem reutilizados e produzirem menos entulho do que as construções convencionais, os contêineres têm sido vistos com bons olhos por compradores preocupados com questões de sustentabilidade, mas que não abrem mão de ter uma casa com ares modernos.

    Versatilidade

    Os contêineres têm sido usados não apenas como casas convencionais, com sala, dormitórios, banheiros e cozinhas, mas também como uma solução para quem busca apenas um cômodo, como uma cozinha ou uma churrasqueira em uma área externa da casa, ou uma sala de jogos ou de ginástica.

    Estrutura

    O aço utilizado no contêiner é muito resistente. Nos navios, normalmente são empilhados seis contêineres, um em cima do outro. Um contêiner de 40 pés suporta cerca de 30 mil quilos, considerando a tara (peso do contêiner) mais a carga.

    Duração da obra e mobilidade

    Depende do projeto e de sua complexidade. Em geral, é uma construção mais rápida do que a convencional por já vir com estrutura e cobertura prontas e por ser leve, o que também traz economia à obra. Geralmente uma casa de 500 m² é concluída em cerca de quatro meses.

    A mobilidade também seria outro diferencial. Mesmo com uma série de adaptações realizadas no contêiner, se o projeto inicial contemplar a possibilidade de deslocamento, o contêiner pode ser transferido de um lugar a outro facilmente.

    Gostou das nossas informações sobre casas contêineres? Então continue acompanhando nosso site e também nosso Facebook e Instagram para ficar por dentro de todas as novidades de nossos empreendimentos e dicas de paisagismos, arquitetura, construção e muito mais!

    Postado em: Arquitetura