Início   /   Notícias

  • 28 de Março de 2019


    3 dicas para ter uma horta em casa.

    Ter um cantinho mais verde em casa traz mais vida para seu lar. Se for uma horta com temperos e ervas, você ainda poderá melhorar a sua alimentação gastando pouco.
    Para quem gosta de plantas e de um cantinho mais verde, ter uma horta em casa é uma ótima maneira de levar a natureza e uma boa alimentação sem gastar muito.
    Além disso, cuidar da horta pode ser uma boa atividade para ser desenvolvida com a família, proporcionando mais tempo com os filhos, ajudando a ensinar lições de responsabilidade e proporcionando contato com a natureza.
    A ideia é muito simples e fácil de executar: você só precisa ter um espaço  livre, onde bata sol por pelo menos três horas por dia. É bem mais fácil do que você imaginava, não é mesmo?

    1 - Dicas para começar sua horta

    Antes de iniciar a montagem da sua horta, meça o espaço onde você deseja fazê-la. Depois, comece a plantar as sementes ou mudas que escolheu. Se tiver escolhido mudas, tome bastante cuidado com as raízes.Em seguida regue a terra e as folhas.
    As ervas e temperos tem necessidades variadas de água, dependendo da região e do local. Recomendo fazer a rega diariamente ou com intervalo de 1 dia, porém sem encharcar. Como ficam diretamente ao sol, com mínimo de 4 horas, elas precisam de água, mais do que em relação a outras plantas.
    Uma dica é colocar o dedo na terra verificando a umidade. Se estiver úmido, não precisa molhar. Geralmente, as plantas com falta de água começam a murchar, identificando claramente sua necessidade.

    2 - Escolha o acabamento correto

    Para finalizar a horta (seja ela vertical, horizontal, em canteiro ou vaso) coloque uma camada de casca de árvore, além de ficar com o acabamento bonito, protege a camada do solo, mantendo a umidade do mesmo e evitando o crescimento de pragas ao redor das plantas.

    3 - Não tem espaço para ter uma horta?

    Se você não tiver um espaço grande o suficiente não é motivo para não ter horta! Casas com pouco espaço ou apartamentos também podem dispor de um cantinho para o plantio de uma horta – basta escolher um local que receba algumas horas de luz solar direta.
    Na hora de escolher o melhor modo de plantar a sua horta, pense no espaço disponível, considere as espécies que deseja cultivar e avalie qual modelo melhor se integra à decoração e estilo da sua casa.
    Você pode fazer sua horta em vasos, que são alternativas práticas tanto para quem mora em casa quanto em apartamento, com várias opções de tamanhos, materiais, formatos e cores. Os vasos podem ser até de embalagens recicláveis como: garrafas pet, latas de refrigerante ou alimentos, caixas de leite ou potes de vidro. É uma saída barata e sustentável.
    Existem muitas possibilidades para fazer uma horta que se encaixa perfeitamente com seu estilo de vida. É só escolher uma e começar agora mesmo!

    Postado em: Dicas