Início   /   Notícias

  • 26 de Maio de 2021


    5 dicas para escolher um bairro para morar

    Na hora de escolher o local em que vamos morar, seja um imóvel pronto ou um loteamento em que planejamos construir, é preciso levar em conta uma série de fatores que vão fazer daquele o local ideal para moldar o seu futuro. 

    Mas quais elementos devemos levar em conta? Veja abaixo cinco dicas que separamos para que você tome uma boa decisão quando escolher o bairro da sua nova casa.

    Considere as suas necessidades

    Antes de se mudar é necessário pensar no que você considera essencial para a sua vida dentro deste bairro. Por exemplo, se você tem filhos ou planeja ter, é importante morar em um local com boas creches, escolas e áreas de lazer para crianças, como praças, além de ter acesso fácil a hospitais.

    Quem tem preferência por uma vida noturna agitada deve escolher um bairro com opções de lazer, como bares e restaurantes. Mas se ao contrário, você busca por sossego, então o local ideal é aquele com vizinhos silenciosos e longe de grandes avenidas.

    Procure um lugar autossuficiente

    Nada pior do que estar preparando uma refeição, perceber que falta um ingrediente e ter que dirigir vários quarteirões até encontrar um supermercado, não é mesmo? Para que isso não aconteça, opte por um bairro que tenha utilidades básicas por perto, como mercados, farmácias, padarias e bancos.

    Além de poupar tempo em horas de urgência, ter opções de comércio e de serviços por perto também diminui a sua necessidade de deslocamento pela cidade.

    Pense no seu deslocamento

    Outro ponto a se considerar na hora de escolher um bairro é o quão útil ele pode ser para o seu deslocamento diário. Falamos sobre poupar tempo no item anterior, outra maneira de fazer isso é morando perto do seu trabalho ou da escola dos seus filhos, por exemplo.

    Se você usa o transporte público para chegar até o serviço, procure um lugar perto de múltiplas linhas de ônibus ou de um terminal rodoviário. Assim a sua locomoção se torna mais eficiente.

    Veja a infraestrutura

    Observe a estrutura geral que o bairro oferece. Ele possui boa iluminação pública? As calçadas e vias são bem pavimentadas? O abastecimento de água e o saneamento são feitos da maneira correta? Existem bons provedores de internet no local?

    Pense que esses fatores vão ser essenciais para o seu dia a dia e que se estiverem funcionando regularmente irão evitar muitas dores de cabeça. Caso não tenha certeza sobre a infraestrutura do local procure conversar com os vizinhos e fazer perguntas pertinentes a eles. 

    Lazer e segurança

    Comentamos anteriormente sobre as preferências de cada pessoa na hora de escolher um bairro e mesmo que você não tenha necessidade de uma vida noturna agitada, é sempre bom ter outras opções de lazer. Por isso, veja se o local tem praças com playground e espaços para atividades ao ar livre, dessa maneira você garante um local para diversão e exercícios aos finais de semana. 

    Além disso, também é preciso verificar se esses espaços possuem segurança adequada. Pavimentação, iluminação eficiente e coisas do tipo que reduzem os riscos em áreas urbanas. Sempre é bom saber que frequentamos uma área segura e que nos dá tranquilidade para andarmos livremente.

    A Mãe Rainha Urbanismo sempre leva em consideração esses pontos quando vai lançar um novo empreendimento. Nos comprometemos a entregar uma infraestrutura completa para o seu bem estar.

    E como você viu, existem inúmeros elementos que devem ser levados em conta ao escolher um bairro, loteamento ou condomínio para ser o seu lar. Compartilhe o nosso artigo com seus amigos e familiares que estão de mudança e ajude eles nessa escolha. Até a próxima!

    Postado em: Dicas