As principais dúvidas na hora de comprar um lote

Por Mãe Rainha Urbanismo

Em 3/03/2022

Na hora de comprar um lote é normal que surjam algumas dúvidas. Para isso preparamos as mais comuns.

Investir na compra de um lote é uma das melhores opções para quem quer comprar seu imóvel existem muitas dúvidas na hora da compra, e é fundamental conhecer as respostas para que ajude no processo de decisão.

A região está crescendo?

Essa pergunta é importante, pois você poderá estabelecer se haverá valorização no lote que está adquirindo. No caso de ser uma região que ainda está em desenvolvimento, ou é desenvolvida, isso deve ser o foco de outras perguntas.

Tem acesso rápido para outros bairros?

Essa pergunta pode ser feita acompanhada de outras como “há mercados próximos?”, “há escolas nas redondezas ou ‘’fica próximo de estação de metrô, ou parada de ônibus?”. É importante saber se existe um fácil acesso e se o local tem uma estrutura para facilitar a sua vida.

Posso construir o que quiser no terreno?

Não. Cada terreno tem uma autorização para receber um determinado tipo de atividade: residencial, hoteleira e comercial. É importante saber se no local é possível exercer a atividade que desejada. Ou você pode verificar direto com a construtora essas questões também, pois, cada empresa de lotes têm diferentes orientações para essas questões.

Qual é a área mínima de um lote?

Algumas pessoas não sabem, mas os lotes não podem ser de qualquer tamanho. Existe uma área mínima determinada por lei e ela é de 125 m². Além disso, é exigido que a frente tenha pelo menos 5 m. A única exceção é quando a legislação municipal ou estadual determina exigências ainda maiores. Por isso é importante saber qual é o tamanho do lote que irá adquirir.

Quais são os cuidados com o Contrato de Compra e Venda?

Analise todas as cláusulas e, em caso de dúvidas, procure um advogado especializado. Informações como a localização do loteamento, data do registro, características do terreno, preços e prazos são fundamentais para ser colocado no contrato.

Compartilhar

Publicações relacionadas