Economia de energia: otimize o seu orçamento familiar

Por Mãe Rainha Urbanismo

Em 20/02/2022

Qual o melhor modo de economizar nas despesas de casa? Essa pergunta martela sempre na cabeça de quem precisa manter uma moradia e quer viver tranquilo. Algumas contas são de serviços essenciais para qualquer moradia, como a energia elétrica, por exemplo.

Nesse caso, podemos fazer algumas reduções e otimizar os gastos com a energia elétrica para preservar suas finanças. Separamos aqui uma lista com dicas importantes que farão seu consumo cair e seu dinheiro continuar com você por mais tempo.

Vamos às dicas?

Consumo de energia pelas lâmpadas

Lembre-se de sempre optar pelas lâmpadas de led em detrimento das fluorescentes ou incandescentes. Além de uma iluminação muito mais eficaz, as lâmpadas de led têm um consumo muito mais “honesto” em relação aos outros produtos.

Ah e vale lembrar de jamais deixar as luzes acesas sem necessidade. Saiu do cômodo, apague as luzes!

Fique atento à sua geladeira

O primeiro passo para gastar menos energia com a geladeira está no seu controle de temperatura, deixe-a na posição inverno e ajuste o termostato para evitar desperdício de consumo.

Jamais forre as prateleiras com plásticos ou panos e nunca _use_ a parte traseira da geladeira para secar roupas e tênis, isso faz com que haja um esforço dobrado do equipamento.

Observe se as borrachas de vedação da porta estão em bom estado de conservação e por fim, não coloque o fogão e a geladeira próximos, porque um irá interferir no funcionamento ideal do outro e aumentar o consumo de energia

Desligue os aparelhos da tomada

A maioria dos eletrodomésticos permanece conectada à tomada, em modo stand-by. Nesse modo, os aparelhos têm a maioria de suas funções principais desativadas, mas estão prontos para serem rapidamente ligados.

O simples ato de retirar esses aparelhos da tomada pode representar uma economia de até 12% na conta ao final do mês. Muito, não é mesmo? Então comece a fazer isso e traga essa economia para você também.

Diminua o uso do ar-condicionado

Em cidades como Sobral – CE e Teresina – PI, de clima geralmente quente, é comum mantermos o ar-condicionado ligado para refrescar a residência. Porém, esse tipo de aparelho consome muita energia e seu uso deve ser moderado caso você queira economizar.

Opte pelo uso do ventilador quando possível ou utilize o ar-condicionado entre as temperaturas de 23ºC a 25ºC. Além disso, outra coisa que você pode fazer é programá-lo para se desligar durante a madrugada.

Atenção no uso do ferro de passar

Você tem o costume de passar a roupa que vai usar a cada dia? Pare! Depois do chuveiro elétrico, o ferro de passar roupas é outro grande responsável pelas altas contas de luz. E grande parte do seu consumo vem ao ligarmos o ferro, que precisa de mais energia para esquentar do que para se manter na temperatura.

Por isso, é importante juntar o máximo de roupas possível para passá-las de uma só vez. Outra boa tática é utilizar o ferro após desligá-lo para passar roupas delicadas, que precisam de menos calor.

Atenção à lavagem de roupas

Separe o dia para lavar roupa e utilize o máximo de roupas indicado pelo fabricante de uma só vez. As pessoas que lavam roupas em pequenas porções e várias vezes por semana certamente tem um gasto muito maior.

Outra dica é limpar periodicamente o filtro da máquina e sempre que possível, aproveitar os dias ensolarados para secar as roupas naturalmente, as secadoras de roupa aumentam muito o consumo de energia.

Essas são as dicas que separamos para você. Gostou do nosso artigo? Compartilhe com os amigos e fique ligado, sempre temos materiais novos por aqui!

Compartilhar

Publicações relacionadas