Início   /   Notícias

  • 07 de Abril de 2021


    Quer investir em um lote? Saiba como fazer um planejamento financeiro

    Quer investir em um lote? Saiba como fazer um planejamento financeiro

    Realizar um sonho exige planejamento e determinação, isso vale para vários tipos de metas: um casamento, uma viagem, terminar a faculdade e também fazer um investimento em uma propriedade. 
    Ao decidir comprar um lote, por exemplo, você pode começar a se planejar financeiramente para efetuar o investimento. Uma maneira de fazer isso é por meio de tabelas e planilhas de gasto, controlando seu dinheiro para o consumo daquilo que é essencial no momento. 
    Essa organização nós podemos chamar de planejamento eficiente. Afinal, a ideia é que este bem proporcione mais satisfação e qualidade de vida para você e sua família, e não um impacto negativo e sérios prejuízos, não é mesmo?
    Hoje você confere algumas dicas para colocar esse planejamento em prática e conseguir realizar esse sonho. Continue conosco e boa leitura! 

    01. Economize parte de sua renda por mês

    Essa dica pode até parecer óbvia, mas talvez você precise ser relembrado dela. Uma vez que, para comprar um lote, você precisa de uma boa quantia em dinheiro ou comprometer com parcelas mensais.
    A organização e a economia podem ser suas maiores aliadas no processo de planejamento financeiro. Para isso, analise o seu orçamento. Lance seus ganhos e gastos em uma planilha e, com base nos seus cálculos, defina um percentual mínimo que possa ser poupado mensalmente.
    Dessa maneira, você conseguirá acumular dinheiro sem se apertar ao longo dos meses. E caso não consiga chegar a um valor expressivo para poupar a cada mês, tente rever seus gastos com:
    Transporte: Com a alta dos preços da gasolina, tente usar mais o transporte público alguns dias para se locomover;
    Alimentação: Comida é um gasto que se torna cada vez mais imperceptível. Você gasta um valor hoje, outro amanhã, outro depois e quando vai ver, comprometeu a renda;
    Cartão de crédito: Reveja suas necessidades. Algumas coisas podem esperar para serem compradas e lembre-se, comprar no cartão é fazer uma dívida amanhã. 

    02. Invista o dinheiro poupado

    Já que começou a poupar, por que não deixar seu dinheiro trabalhando por você? É melhor do que tê-lo parado sem render nada. Faça um investimento a médio ou longo prazo e retire quando for utilizar para a compra do lote. 
    Vale ressaltar que é importante optar por investimentos que são estáveis e previsíveis, nada de grandes apostas no mercado financeiro, você não é um especialista e está apenas se resguardando um pouco. 

    03. Conte com um consultor financeiro

    Um profissional acostumado a lidar com consultoria financeira pode ser uma boa opção para você nesse momento. Além de ajudar em como investir melhor seu dinheiro, ele pode ser um grande aliado na mudança de comportamentos de consumo e de hábitos em relação aos gastos. Isso pode resultar em maior poder aquisitivo mais à frente, ajudando a realizar seu sonho de comprar um lote. 
    Gostou do nosso artigo? Compartilhe com os amigos e fique ligado, pois toda semana temos materiais novos por aqui escritos exclusivamente para você! Até a próxima.
     

    Postado em: Dicas