10 cuidados para comprar terreno em loteamento

Por Mãe Rainha Urbanismo

Em 3/03/2022

A Procura por qualidade de vida e até mais segurança em locais mais afastados dos centros urbanos é uma tendência no Brasil. A busca por lotes têm aumentado cada vez mais. O baixo custo de manutenção e a potencial valorização com o passar dos anos tem feito com que loteamentos tenham se tornado uma das principais formas de investimento, seja para moradia ou como uma alternativa de renda.

Mas fazer a negociação de um lote requer muito cuidado, confiar em uma construtora com respaldo no mercado é primordial, por isso quando quiser realizar o sonho da casa própria, pense na Mãe Rainha Urbanismo. Com isso, separamos alguns cuidados para comprar terreno em loteamentos.

1- O primeiro passo é verificar o histórico da empresa responsável pelo loteamento, pedir referências sobre os loteamentos lançados anteriormente e visitá-los.

2- Escolher um bom empreendimento também depende de verificar sobre quais serviços essenciais estarão instalados, quem irá administrá-los e se o loteamento é fechado ou aberto.

3- Visitar o local onde se deseja adquirir um lote é fundamental para conhecer a infraestrutura das ruas, iluminação, segurança e verificar a demarcação.

4- Confira no Registro de Imóveis o registro do loteamento, as licenças e a aprovação do projeto. É recomendável também verificar informações junto aos órgãos ambientais e prestadores de serviços públicos de água e luz. Sobre a obra, deve-se buscar a Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano (AELO), que confere um “Selo de Regularidade de Aprovação” às obras regulares.

5- Consulte o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) para verificar sobre a idoneidade da empresa corretora.

6- Loteamentos irregulares não se preocupam muito com o futuro de seus recebimentos. Por isso, antes de concluir o negócio, deve-se verificar quem financia o parcelamento e qual documentação é exigida.

7- Para efetuar o pagamento, o consumidor deve dar a entrada ou sinal com cheque nominal à empresa, além de exigir um recibo de sinal e um contrato que descreva de forma detalhada o empreendimento.

8- É necessário olhar com atenção a documentação do lote. Caso o lote seja irregular a documentação irá denunciar se ele está instalado próximo a áreas de mananciais ou de proteção ambiental.

9- Duvide dos preços baixíssimos, isso pode significar que o terreno está sendo colocado em nome de uma associação de moradores e/ou uma quota irregular vendida.

10- Uma das principais prioridades é verificar a matrícula individual do lote, que garante ao proprietário que aquilo não é fruto de uma ocupação irregular. Essa conferência pode evitar 95% dos problemas que podem ser descobertos com a compra de terrenos.

A Mãe Rainha Urbanismo tem muito respeito pelos seus clientes, por isso seguimos rigorosamente todos os trâmites e com muita transparência ao fecharmos nossos
contratos. Conheça os nossos Empreendimentos e venha viver o novo!

Compartilhar

Publicações relacionadas