Checklist para começar a sua reforma

Por Mãe Rainha Urbanismo

Em 3/03/2022

Se você está planejando uma reforma, provavelmente já percebeu que esse pode
ser um processo trabalhoso. Seja você alguém que atua no ramo, como um arquiteto ou engenheiro, ou alguém que deseja reformar o próprio imóvel, é sempre bom contar com um checklist da reforma para não esquecer de nada. Veja 10 itens que não podem faltar!

1. Checklist da reforma: comece fazendo uma lista de ideias e necessidades:

Para começar, faça uma lista das necessidades e ideias tanto em termos de estilo quanto de funcionalidade e estrutura. A família cresceu e precisa de mais espaço? Querem modernizar a decoração? Existe alguma infiltração que precisa ser tratada? Alguma estrutura antiga está comprometida e precisa ser trocada?

2. Orçamento é fundamental no Checklist da reforma!

Com as necessidades em mãos, vem uma parte fundamental: o orçamento. Veja quanto dinheiro está disponível para o projeto e se com esse valor será possível cumprir as necessidades e desejos. Veja quanto vai custar cada parte e, se necessário, faça cortes para não ter surpresas desagradáveis ao fim da reforma.

3. Realização e aprovação do projeto

Outro ponto do checklist da reforma é realizar o projeto com um profissional capacitado e verificar a necessidade de aprovação junto à prefeitura e outros órgãos. Se você não é da área, não deixe de contar com um engenheiro ou arquiteto para orientar quanto a isso.

4. Preparação do imóvel

A preparação do imóvel vai depender do tamanho da reforma. Em mudanças simples, como trocar a cor das paredes, pode ser suficiente apenas cobrir os móveis e pisos. Já numa reforma maior, será preciso retirar tudo que está dentro da casa ou apartamento. Essa pode ser uma boa chance de se livrar de itens desnecessários e reorganizar os pertences.

5. Compra de materiais de construção

Nesta hora, tenha muito cuidado. Adquira materiais de construção com bons fornecedores e de marcas de qualidade. Eleja um fornecedor que preza pelo bom atendimento e cumprimento de prazos para garantir o sucesso da sua obra de reforma.

6. Execução: do levantamento de paredes ao acabamento

Neste ponto, o checklist da reforma precisará ser detalhado para seu projeto. Entre as principais atividades durante a execução podem estar:

● Contratação de mão de obra;
● Retirada de portas, janelas, pisos e revestimentos antigos;
● Demolição de paredes, sempre com a autorização de um profissional
capacitado;
● Construção de novas paredes;
● Abertura de novas janelas e portas;
● Nivelamento de pisos e paredes;
● Instalação de ar-condicionado;
● Colocação de gesso, sanca ou rebaixos;
● Definição de pontos de iluminação e furação dos forros;
● Impermeabilização antes da colocação de pisos;
● Colocação de pisos e revestimentos;
● Pintura de paredes, portas e janelas;
● Instalação de itens como portas, rodapés, duchas, torneiras, pias, luzes e
spots, box, vidros e espelhos;
● Retirada de entulho;
● Limpeza e retoques finais;
● Colocação dos móveis e decoração.

7. Inspeção e reforma das redes de utilidades

Uma boa ideia ao fazer o checklist da reforma é incluir uma revisão completa das redes de utilidades. Tubulações de água e esgoto, instalações elétricas, caixa d’água, interruptores e lâmpadas devem ser checados e, se necessário, reparados ou substituídos.

8. Aquisição de móveis e objetos decorativos

Não se esqueça também de pensar nos móveis e objetos de decoração que combinarão com sua nova casa. Aproveite o momento da reforma para dar vida nova ao seu lar.

9. Destinação dos entulhos e sobras

Durante a obra e, principalmente, ao fim dela, não se esqueça de dar a destinação correta aos entulhos e sobras acumulados. De preferência, contrate um serviço especializado para levar esses materiais aos locais certos e de maneira sustentável.

10. Vistoria e entrega do imóvel

Por fim, o profissional encarregado pela obra junto com o dono ou os donos do imóvel fará uma vistoria para entrega da reforma. Confira se está tudo conforme planejado, se não há detalhes a serem retocados e, se tudo estiver certo, é hora de aproveitar sua nova casa!

Com esse checklist da reforma você já pode começar a planejar a obra. Bom trabalho!

Conheça mais dos nossos empreendimentos, estamos sempre transformando espaços e realizando sonhos. Siga-nos nas redes sociais Facebook (@maerainhaurbanismo) e Instagram (@maerainhaurbanismo) e fique por dentro de dicas de arquitetura, investimento e claro, nossos empreendimentos.

Compartilhar

Publicações relacionadas