Comprar uma casa pronta ou um lote? Conheça as diferenças.

Por Mãe Rainha Urbanismo

Em 20/02/2022

Na hora de realizar o sonho da casa própria muitas dúvidas aparecem, como a escolha do local e a melhor maneira de economizar. Mas uma decisão muito importante, que deve ser tomada logo a princípio, é definir qual a melhor opção: optar por um imóvel ou por um loteamento?

Ambas as escolhas têm seus prós e contras e para te ajudar a tomar essa decisão, vamos falar aqui sobre as vantagens e desvantagens de cada uma das opções. Vem com a gente!

01 Estrutura do imóvel

O primeiro ponto a se levar em consideração é se a casa irá atender a todas as suas necessidades. Antes de escolher o seu imóvel é preciso verificar a estrutura do mesmo, observando a divisão de ambientes, espaço vago em cada cômodo e disponibilidade de quintal e garagem.

Caso você tenha uma ideia muito específica sobre como deve ser a sua casa, então o ideal é adquirir um lote e só então planejar a construção da nova residência. Isso vai lhe dar mais liberdade para construir o seu lar da maneira que lhe for melhor e também poupar despesas com reformas no futuro.

02 Tempo de aquisição

Se está nos seus planos partir imediatamente para a próxima etapa de sua vida, então ter uma casa agiliza na hora de realizar a mudança. Este acaba sendo o principal atrativo para aqueles que optam por adquirir um imóvel.

Porém, se a sua ideia é fazer um investimento a longo prazo, então o lote se torna mais viável aqui. Além de que o terreno normalmente não sofre depreciação de valor, então é possível realizar etapas mais duradouras, com planejamento e ganho de recursos, até chegar no objetivo final.

03 Custo

Normalmente quando falamos de valores, o custo de um imóvel irá superar o de um lote. Porém, tudo depende do montante disponível para investimento e da necessidade do comprador, como já discutido nos itens anteriores.

É claro que, normalmente, os lotes possuem opções de pagamento mais atrativas e negociáveis, o que se torna mais vantajoso para quem possui pouco capital inicial.

04 Rentabilidade

No que compete a uma casa, a valorização do imóvel irá variar conforme o espaço que ele foi construído e a capacidade de manutenção da casa pelo proprietário, além de eventuais melhorias que ele possa aplicar.

Já o loteamento é considerado por si só uma boa aplicação financeira, que aumenta o patrimônio do comprador. E, caso este mude de ideia, há uma facilidade maior em vender um lote do que uma casa, que depende dos requisitos falados anteriormente.

Gostou do nosso artigo? Esperamos que agora você entenda melhor sobre os prós e contras de adquirir um imóvel ou um loteamento. Compartilhe com os amigos e fique ligado, em breve traremos um novo material exclusivo para você!

Compartilhar

Publicações relacionadas