Saiba como montar uma horta em casa

Por Mãe Rainha Urbanismo

Em 18/02/2022

Ter uma horta em casa pode melhorar e muito o bem-estar da sua família, isso porque indiretamente você está cultivando o hábito de uma alimentação com mais verde, logo bem mais saudável.

Além disso, com o cultivo caseiro, você gasta menos com compras de alguns tipos de verduras e ainda garante um produto livre de agrotóxicos.

Se você tem crianças em casa, os benefícios da horta vão ainda mais além. Você pode começar a tornar cultural o ato de plantar e comer o que se plantou, ensinando aos pequenos a importância das plantas e como fazer para que elas cresçam de maneira saudável. Logo depois eles completam esse ciclo do cultivo com os vegetais no prato.

Outro ponto positivo é que cuidar da horta pode ser uma excelente atividade para ser desenvolvida em família, proporcionando mais tempo com os filhos, ajudando a ensinar lições de responsabilidade e proporcionando contato com a natureza.

E indo além dos benefícios da saúde, a horta pode ser também ótima na composição do ambiente. Então vamos agora dar algumas dicas para você plantar a sua horta e aproveitar todos esses benefícios.

O cultivo de uma horta caseira não é complicado: dedicando tempo aos cuidados com irrigação e adubagem, observando a saúde das plantas e atentando-se para as necessidades de cada espécie é possível obter alimentos de qualidade. Vamos lá?

Local da horta

Locais abertos com iluminação direta do sol são ótimas opções para começar a sua horta, seja em apartamentos ou em casa. A vantagem de ter um terreno é que você pode deixar seu espaço com um tamanho bem legal.

Para quem mora em casas construídas em lotes, é possível já pensar nesse espaço na hora de produzir o projeto ou readaptar algum ambiente para receber essa nova parte da casa. Dependendo do local escolhido, você pode saber qual o melhor tipo de planta para sua horta.

Muita luz e pouca luz

Mesmo em ambientes mais fechados, como apartamentos, você pode ter uma horta. Tudo depende da iluminação do local escolhido.

  • Ambientes com muita luz: Em espaços que recebem diretamente muita luz do sol, você pode optar por plantar ervas, hortaliças, leguminosas, etc.
  • Ambientes com pouca luz: Já em casos de espaços que batem poucas horas de luz solar, é possível plantar algumas ervas e temperos em varandas, sacadas ou janelas.

Melhor jeito de plantar uma horta

Suas plantinhas vão no vaso, direto na terra, em caixotes de madeira ou de alguma outra forma? Essa pergunta pode não ser muito fácil, mas vamos ajudar você.

Na hora de escolher o melhor modo de plantar a sua horta, pense no espaço disponível, considere as espécies que deseja cultivar e avalie qual modelo melhor se integra à decoração e estilo da sua casa.

Veja algumas formas de cultivo e suas indicações:

  • Direto na terra: ideal para quem tem quintal com espaço e podem fazer do modo tradicional;
  • Vasos: vasos são alternativas práticas tanto para quem mora em casa quanto em apartamento;
  • Embalagens recicladas: garrafas pet, latas de refrigerante ou alimentos, caixas de leite, potes de vidro. É uma saída barata, rápida e sustentável;
  • Floreiras: oferecendo um bom espaço, as floreiras são ótimas para uma horta compacta em pequenos espaços;
  • Caixas de madeira: espaçosos e baratos, caixotes de madeira e paletes podem ser boas escolhas;
  • Horta vertical: ideal para quem mora em apartamento, esse modelo consiste em montar a horta aproveitando espaços próximos a paredes. A horta vertical pode aproveitar quase todos os materiais citados acima.

E aí, vai tentar começar esse desafio maravilhoso que é cuidar de uma horta? Compartilhe esse artigo com outras pessoas para que elas também conheçam os benefícios de ter essas plantinhas em casa. Até a próxima!

Compartilhar

Publicações relacionadas