?>

Confira algumas dicas para tornar uma construção sustentável

Por beingstack

Em 20/02/2022

A preocupação com o meio ambiente deve ser de todos, afinal, somos nós que usufruímos do que a natureza nos dá. Dentro do ponto de vista pessoal, cada ser humano pode fazer sua parte com ações no dia a dia, mas é no macro que mora o perigo.
Muitas empresas esquecem de suas obrigações ambientais, e isso acaba prejudicando ainda mais o meio ambiente. Um dos setores que mais consome recursos naturais, por exemplo, é o da construção civil.
Em geral, essa área gera grandes impactos ambientais, pelo consumo tanto de recursos quanto de energia. Mas é possível amenizar os impactos e por isso existe o conceito de construção sustentável.

O que é construção sustentável?

A construção sustentável refere-se  ao conjunto de boas práticas presentes em todas as etapas da construção. Os imóveis acabam sendo construídos das maneiras que menos impactam o meio ambiente, com materiais recicláveis e reutilização de recursos, como a água, por exemplo.
O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Arquitetura estabelece que para uma construção ser sustentável, algumas soluções para reduzir os riscos os impactos ambientais seriam o desenvolvimento de tecnologias que resultem em economia de energia e a redução dos resíduos depositados na natureza.

Dicas para uma construção sustentável

Para uma construção sustentável, alguns passos são importantes. Nós vamos deixar aqui algumas dicas úteis que podem ser utilizadas por qualquer empresa de construção civil.

01. O modelo de obras precisa ser sustentável

Que tal começar com o canteiro de obras?  Utilize materiais recicláveis, que podem ser desmontados ou de pouco impacto ambiental, como os andaimes e placas de metal. Painéis de metal também são uma ótima opção, pois reduzem a utilização de energia.
Quando for a hora de comprar materiais, lembre-se de não comprar em excesso. Ajuste seu orçamento para que não haja desperdício e proteja bem a matéria prima, evitando que fique exposta a sol e chuva para não ser desgastada.

02. Escolha itens econômicos

Chuveiros, torneiras, descargas e vários outros itens podem ser escolhidos pelo design alinhado à sua eficiência econômica. A ideia é optar por chuveiros com baixa vazão, mas pressão contínua, por exemplo.
Outra opção são as descargas com dois níveis de água. O de 3 litros para eliminar líquidos e o de 6 litros para eliminar sólidos, assim você ajuda na economia  futura dos moradores do imóvel.

03. Aposte na reciclagem para decorar o ambiente

A gente sabe que essa dica é mais complicada de ser colocada em prática quando falamos de condomínios de alto padrão. Mas na maior parte das construções é possível reutilizar materiais que sobraram na construção para a decoração de áreas comuns.
Se for uma construção pessoal, é mais fácil ainda. Basta pegar muitas referências e desenhar aquilo que se precisa para começar a montar. Madeira, ferro, blocos de concreto, tijolos replasts. Tudo pode ser uma excelente matéria prima, basta criatividade.

A Mãe Rainha apoia a sustentabilidade

Como dissemos, a construção sustentável tem uma super importância para o meio ambiente como um agente de redução de impactos ambientais. E sabendo disso, a Mãe Rainha não poderia adotar outro meio de construção que não fosse esse.
Em todas as nossas obras, fazemos questão de manter a preservação de áreas verdes e trabalhar com o replantio de árvores. Além disso, em nosso banco de mudas temos um sistema de irrigação sustentável que faz o reaproveitamento de toda água que utilizamos.
Essas ações existem para que possamos conviver em equilíbrio com o meio ambiente, afinal, urbanismo também é sobre preservar a natureza ao mesmo tempo em que vivemos e moramos melhor.
Gostou do nosso artigo? Compartilhe em suas redes sociais ou com os amigos e fique ligado nos próximos materiais. Até a próxima!

Compartilhar

Publicações relacionadas