Decoração: parede de cimento queimado. Vem saber como fazer

Por Mãe Rainha Urbanismo

Em 19/10/2023

O efeito de cimento queimado está entre as texturas para parede mais procuradas para quem quer reformar ou decorar a casa.

Você pode transformar completamente o ambiente e ainda de forma bem econômica e de fácil aplicação.

Sem precisar pagar um profissional, você pode preparar a parede seguindo o passo a passo abaixo:

1 – Escolha a parede

Avalie o estado de conservação da parede. Caso esteja em boas condições, comece a lixá-la. 

2 – Limpe o local

Retire todo o pó proveniente do lixamento, com um pano úmido

3 – Separe os produtos

Você vai precisar de massa corrida, corante preto, esponja de cozinha, lixa, bloco de espuma, recipiente para mistura e um selador para selar os poros da parede e ajudar na aderência da massa. Vai precisar também de uma fita crepe para fazer a demarcação e papel kraft ou jornal para proteger os objetos do local.

Depois de separados os produtos, é hora de proteger o chão e demarcar os cantinhos, pois assim evita de sujar as demais paredes, móveis e interruptores. 

Chegou a hora de colocar a mão na massa!

Em um recipiente, misture a massa corrida com água até formar uma espécie de tinta, mas um pouco mais grossa. Vai colocando um pouco de água por vez para ir diluindo para não empelotar.

Quando chegar na consistência ideal é hora de dar cor ao seu cimento queimado. Vá pingando o corante na mistura até chegar a cor que você deseja.

Dica: deixe a cor um pouco mais forte para facilitar na cobertura de todos os espaços da parede, pois precisará de algumas demãos até chegar no resultado ideal.

Comece molhando a espuma com a textura feita e vá aplicando nas partes do centro de forma irregular. Faça movimentos como se estivesse esfregando a superfície com um pano para chegar no efeito esperado.

Se alguma parte da parede ficar falhada, evite passar a esponja várias vezes. Quando for na próxima demão você irá conseguir resolver a falha.

Para os cantinhos, faça o acabamento com uma esponja menor, pois assim vai ser a melhor forma de ter um resultado mais perfeito.

Deixe secar por 24h e repita o mesmo processo nas próximas demãos. Lembre-se: quanto mais demãos, mais escuro ficará.

Depois de finalizado, lixe a parede pra ter um melhor acabamento e deixar a textura mais sofisticada. Agora é só passar um pano úmido para tirar o excesso de pó e retirar as fitas de demarcação.

Quer saber de ideias inteligentes para fazer o seu próprio jardim? Basta clicar aqui e ler mais sobre.

Quer saber quais truques simples de decoração para transformar a sua casa? Vem saber mais clicando aqui.

Compartilhar

Publicações relacionadas