Vantagens da energia solar: veja quais são

Por Mãe Rainha Urbanismo

Em 13/11/2023

Obter energia solar na sua casa possui diversas vantagens. Não polui e tem vida útil de cerca de 25 anos, além de ser uma fonte de energia renovável. Economicamente falando, pode reduzir em até 95% da sua conta de energia, trazendo o retorno do investimento em 5 anos com o mínimo de manutenção.

A energia solar é considerada como uma energia sustentável, pois cumpre os conceitos de sustentabilidade ambiental, social e econômico.

Com isto, veja as vantagens:

1 – Reduzir a conta de energia elétrica

Com o uso da energia solar, sua conta de energia pode reduzir em até 95%, já que não precisa comprar a energia elétrica da concessionária.

Funciona através de um sistema de créditos. No período noturno, enquanto o sistema está desligado, você pode usufruir da sua própria energia já que a energia produzida em excesso vai para a rede, retornando em créditos, que podem ser usados na mesma unidade.

2 – Aumentar o valor imobiliário

O sistema de energia solar é um investimento com retorno financeiro.

Logo, o valor do imóvel que possui o sistema solar aumenta significativamente de modo que a pessoa que adquirir terá uma redução da despesa de energia, em comparação com os demais imóveis que não possuem o mesmo sistema.

3 – Alta durabilidade

A vida útil e a durabilidade dos dispositivos técnicos estão relacionados ao movimento das peças. 

Os painéis solares são fixados, geralmente com alumínio, no imóvel e permanecem em movimento.

A maioria dos fornecedores de painéis solares dao garantia de 25 anos para seus equipamentos.

4 – Baixo custo de manutenção

A manutenção do sistema de energia não é complexa, mas é importante mantê-lo limpo. Assim, o custo para manter é baixo.

5 – Usar fonte renovável de energia

A energia solar é uma fonte limpa e renovável, sendo um grande benefício do sistema fotovoltaico.

Como é proveniente do sol, é considerada um recurso infinito. Pode ser aproveitada todos os dias e em todo o mundo.

Enquanto a irradiação do sol é abundante e gratuita, os combustíveis fósseis estão acabando. Podemos reduzir nossa dependência de recursos finitos e tirar mais proveito de uma fonte abundante, limpa e que irá reduzir o preço da energia, além de minimizar as emissões de CO2.

6 – Colaborar para a preservação do meio ambiente

Se compararmos com outras fontes de energia disponíveis, o impacto ecológico da energia solar é um dos mais positivos, principalmente quando consideramos a vida útil de mais de 25 anos.

Depois de instalados, o sistema fotovoltaico é capaz de produzir energia elétrica sem emitir gás carbônico. 

Se compararmos toda a energia gerada em 25 anos, fica claro a contribuição do sistema solar para a preservação do meio ambiente.

Vale considerar as vantagens e desvantagens da energia solar para poder escolher as características do sistema. Bem como estabelecer um orçamento que esteja de acordo com suas capacidades, deixando possível aproveitar ao máximo a energia solar.

Compartilhar

Publicações relacionadas